
No início do ano letivo os pais ficam preocupados ao ver a ansiedade dos estudantes pela compra do material escolar. Esse momento tão esperado pelos estudantes, pode se tornar um grande desafio para os pais, pois os mesmos estão saindo das festividades de final de ano e já se deparam com o retorno escolar contraindo novas dívidas.
Cada pai dentro das suas possibilidades busca atender o desejo de seus filhos, mas cabe também a escolha de comprar ou não. O importante é que a compra esteja dentro do orçamento familiar. Quero alertar aos consumidores que fiquem atentos às listas elaboradas pelas escolas. Sabemos que os professores necessitam de uma gama de recursos didáticos que deveriam ser fornecidos pelo governo, mas por conta de inúmeros fatores que não abordarei nesse artigo, a contribuição dos pais se faz necessária, porém os itens abusivos não devem ser comprados, pois cabe aos gestores e governo a responsabilidade de arcar com os mesmos.
São eles: Pacotes de papel higiênico;
Caixas de canetas;
Copos descartáveis;
Folhas de papel ofício;
Cartões telefônicos;
Produtos de limpeza;
Cartuchos para impressão;
Etc.
Caso a escola exija esses itens que são de uso coletivo o consumidor poderá acionar o Procon(Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) que é o órgão que fiscaliza e defende o consumidor.
DIGA NÃO AOS ITENS ABUSIVOS E DENUNCIE!
Por Rose Lourenço.